Tutorial raciocínio lógico - Modelagem de peças cilíndricas no 3Ds Max


Olá amigos leitores do site Gfx Total, aqui quem fala é Daniel para mais uma vídeo aula de 3ds Max.
Inicialmente vamos trabalhar com os mesmo conceitos mostrados no tutorial anterior Tutorial - Extração de malha em formatos cilíndricos - 3Ds Max onde mostrei algumas formas de se modelar/extrair formatos cilíndricos no 3Ds Max.



Agora vamos entender e aprofundar mais um pouco sobre este assunto, modelagem de objetos cilíndricos no 3ds Max.


Vamos trabalhar com um modificador muito importante que é usado em criações de peças em formatos cilíndricos. Vamos sair um pouco do 3D para a vida real, se fossemos construir um colar de aço, primeiramente teríamos que construir a peça retificada e na seqüência envergá-la até formar um aspecto circular para colocarmos como adereço no pescoço, punhos, tornozelos, etc.
Voltando ao 3D, esta explicação se torna coerente quando pegamos todo este raciocínio lógico de construção, e levamos para dentro do campo tridimensional.



Iste exemplo serve para TODA modelagem 3D, devemos comparar como poderia ser criado no mundo real para então transportar as idéias para os softwares 3D.


Não estou dizendo que fazer de outras formas seria errado, mas se usarmos o raciocínio lógico citado acima irá aumentar imensamente a produtividade e diminuir proporcionalmente o tempo de trabalho. Fica mais uma dica e até o nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.




Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Show de bola, como sempre mais uma grande aula de esclarecimento.

    ResponderExcluir
  2. Cara, tá muito bom, mesmo! Tem uma coisa que prezo bastante num tutorial e que muitas vezes não é muito valorizado pelos instrutores ou sites: qualidade estética. Gostei do formato adotado. É uma mudança sutil, mas dá pra sentir a alteração no caráter estético dos tutoriais. Você está de parabéns pelo formato adotado, Daniel!
    Se eu já era fã..., agora fiquei mais ainda
    Fiquei encantado com o conteúdo deste novo tutorial. Já tá no meu Face.
    Excelente semana.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  3. cada vez mais arrebentando nos tutorias,obrigado mesmo
    pro compartilha com agente.. um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. ola amigo desculpa eu ta pedino muito gostaria que você
    desse uma olhada nese desenhos se dava para você fazer um tutorial tipo esse cartoon..obrigado pela atenção
    http://andyh.cgsociety.org/gallery/889171/

    ResponderExcluir
  5. Olá vetorbr, já estou preparando um tutorial de personagem cartoon, na verdade, estes tutoriais são todos uma preparação para fazermos o tutorial do personagem cartoon estilo robotico. Pretendo divulgar em breve. Abraços amigão.

    ResponderExcluir
  6. Daniel, boa tarde,

    Eu estava fazendo a camisa, mas no meio dela, numa determinada parte que eu me lembro bem, pois é onde você cita a extração de uma forma circular de uma quadrática, você comentou uma aula anterior. Então resolvi para um pouco a camisa e fazer este estudo aqui.

    Já terminei, mas vou ver o que consigo fazer além do que já está pronto, tá?

    No entanto, é mais uma daquelas microaulas simples, cujo conteúdo, cujas técnicas de modelagem você cita a todo momento, inclusive em lições mais complexas.

    Quando eu finalizar este estudo, te mando, tá? Êta camisa que num sai, nem veste, hem? rs...

    Muito obrigado por mais uma excelência de instrução, Daniel.

    SUPER PARABÉNS!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Daniel, boa noite,

    Aqui, em torno do TC 07:57, você fala a respeito dos recortes laterais deste objeto, e que os mesmos não estão unidos vem virtude dos vertex não estarem unidos. Tudo bem, sem neura, tudo certinho. Por que motivos, então, os vertex não foram unidos com o Weld, lá atrás, no momento em que foi empregado o Attach List? Há alguma razão específica, Daniel? Eu pensei em fazer de cara, mas preferi seguir seus passos, por opção didática
    Não queria continuar a camisa, como disse, deixando lições básicas para trás.

    Vi que ainda há outros tutoriais importantes com operações booleanas, splines, né? Têm as sandálias, a pilha...cara, será que eu consigo fazer este pilha? Tenho medo de não conseguir fazer, também, a lâmpada. Todas estas microaulas estão no meu caminho e sei que tenho e devo cumplri-las porque são importantes para um melhor entendimento da modelagem no Max e na formação como um todo. No entanto, tenho receio de fazer estas que citei, mas vou tentar, Daniel.
    ADOREI FAZER ESTA MODELAGEM. A microaula tá MUUUUUUUUUUUUUUUUITO show, cara. Pode relaxar, pois embora seja simples, ela é um poço de ensinamento para quem quer aprender de verdade.
    MUITÍSSIMO OBRIGADO pela generosidade em transmistir seu conhecimento, nestas microaulas fantásticas!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Bagli, que bom que esteja gostando das micro aulas, realmente dá para se ter uma visão apenas fazendo estes exercícios simples.

    Quanto a sua dúvida do Weld Vertex, muitas vezes eu repito o procedimento para ter certeza que está tudo correto no objeto, geralmente quando estes detalhes passam despercebidos eles acabam se transformando em uma dor de cabeça imensa mais a frente.

    Abraços amigão e bons estudos...

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...