Tutorial - Modelando um jarro utilizando splines e operações booleanas no 3ds Max



Olá amigos e amigas do site GFX total, hoje daremos continuidade aos dois últimos tutoriais lançados aqui no site, vamos realizar uma breve recordação de alguns detalhes e também ver outras funções que não foram exibidas devido ao tempo estourado do tutorial.

Tutorial - Criando objetos com operações booleanas no 3Ds Max
Tutorial - Modelando e texturizando pilhas comuns utilizando shapes e UVWmap no 3Ds Max

Para reforçar o que aprendemos nos tutoriais anteriores, resolvi mostrar como modelar objetos de decoração, no exemplo um jarro, que podem ser encontrados na maioria das residências.




Vamos revisar o importante uso de splines em conjunto com o modificador Lathe e também recordar e aprender mais coisas sobre operações booleanas e a extensão Probooleans no 3ds Max.

Resultado final da modelagem:
De fato, esta modelagem serie extremamente difícil de se criar, e o resultado~, provavelmente não ficaria tão fiel, por isto é importante o conhecimento das ferramentas e recursos que os softwares 3D disponibilizam.


Abaixo segue o download da referência criada no photoshop CS5, e vale lembrar que a criação é livre e podemos criar novas referências e novos objetos a partir deste estudo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo tutorial



Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12 comentários:

  1. Daniel, boa noite,

    Tudo bem? Olha eu aqui, no beabá, literalmente torrando o teu saco com coisas tão elementares, porém essenciais à minha formação.

    Só o toque final que você dá na hora em que aplica a operação booleana, já diz ao que veio.

    Você inicia, acho que de propósito, pois me pareceu por razões didáticas, realizando a subtração booleana, usando, no painel, a função Boolena pura. Deu no que deu! O objeto apresentou erros, não realizando todas as subrações necessárias na malha.

    Depois do erro, sim!, você diz o que normalmente ocorre ao se usar uma operação booleana simples em objetos complexos. Propõe, em seguida, a utilização do ProBooleano.

    Este é, a meu ver, como simples aluno, o GRANDE GANHO DIDÁTICO que todo estudante tem ao ver esta EXCELENTE microaula.

    Claro que vou compartilhá-la no meu Face, Daniel! Já assisti duas vezes e somente agora vou modelar o estudo proposto.

    Sei que é simples, mas faço questão de realizá-lo, porque considero todos tutos aqui muito importantes para quem deseja aprender 3ds Max de verdade. Ainda estou longe, bem longe daquela lua e estrelas que você um dia me disse para olhar. Tudo bem! Hoje eu olho para elas, mas reconheço que ainda estão distantes, pois é uma longa e complexa caminhada que me proponho. A escalada é grande e muito difícil, cara.

    Logo que concluir o estudo, posto no teu Face para tua avaliação.

    Quanto ao Maquete, quero firmar bem todo este conteúdo básico, antes de adentrar neste outro campo complexo: as maquestes eletrônicas. E o teu DVD é show caro de mais no assunto. Expert!

    Meus sinceros agradecimentos por este óóóóóótimo estudo, Daniel.

    MUITÍSSIMO OBRIGADO!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Olá Bagli,

    como sempre você percebeu a sintese do estudo, mostrar a criação de vários ângulos para definirmos a qual necessitamos utilizar.

    Bagli, sinto que a sua percepção está muito mais apurada e isso é ótimo pois designer não trabalham somente com as mãos mas também com a cabeça.

    Obrigado pelo apoio e espero você nos próximos tutoriais.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa tarde,

    É algo simples, banal, mas não estou entendendo.

    Lá, a partir do TC 01:38, quando você habilita a visão Front, como que instantaneamente, a referência entra no Plane? Sinceramente, não entendi. Já vi 1 milão de vezes, mas chega a achar que é edição, de tão rápido e instantâneo o modo como a referência entra no Plane.

    Quando ao resto da microaula, sem problemas.

    Fica aguardando, tá?

    Um grande abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Bagli,
    No minuto 01:38 acontece o seguinte, com eu já fiz alguns tutoriais sobre este assunto, resolvi deixar o plane com a textura "referência" já criados no cena, porém estavam no modo "Hide" escondido, o que fiz foi simplesmente clicar em UnHideAll para mostrar tudo que exiate no projeto, mesmo o que estava oculto.

    Espero que consiga refazer a explicação, abraços e ótimos estudos amigão.

    ResponderExcluir
  5. Pô, matou! É tão óbvio, tão ridículo que eu custei a compreender. Acho que me faltou experiência, vivência, pois deixei de confiar no que estava pensando - que era certo! - e fiquei preso ao detalhe que me desviou da solução.

    Claro que resolveu, Daniel. E eu sei que você fez outras microaulas sobre o assunto, sim! Estou assistindo e estudando todas hoje, pois sou bem "fraquinho" ainda no que diz respeito ao uso da referências. Sinto dificuldades neste tópico, mas estou pesquisando e batendo em cima para superar esta deficiência.

    As referências que você faz no Photoshop são vetorizadas, para em seguidas serem salvas em .PSD?

    Muito obrigado pela tua atenção, Daniel.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Daniel!

    ô eu aqui again, rs.

    Cara, depois de ver tantas vezes seu tutorial e ler outras coisas, já começo a ver um pouco de luz no final do tunel. Já consegui, algo, mas falhei ao aplicar a imagem no Plane, pois ficou com uma dimensão bem reduzida. No momento, eu só preciso me entender melhor com esta questão da dimensão da imagem e a configuração desta mesma dimensão no Plane.

    É que estou afim de fazer o meu "estudo da jarra" diferente. Vamos ver se consigo elaborar isso e apresentar uma... "jara" do meu jeito. Acho que vai ficar engraçado!

    Cara, como, mas como eu pastei para entender o teu movimento que você fez, a partir do TC 07:14, quando surgiu na minha frente o... painel Align Selection, Daniel. Fazia algumas semanas que o Max não me dava uma surra, sabia?

    Não entendia como ele surgiu, de onde surgiu e onde poderia estar escondido no Max. Brincadeira, não, você pode achar até bobeira, mas fiquei super puto, irritado e larguei tudo de mão. Depois mais calmo..., voltei a levar a sova do Max.

    Mas eu sou chato e não ia desistir fácil! Pequei o "3ds Max 2012 Bible" e comecei a me entender, embora ainda não entendesse como você levava o cilindo para dentro da jarra.

    Ufa! Entendi e agora tá tranquilo, Daniel. Que sufoco, cara. No entanto, é mais um aprendizado - como você sempre diz.

    A pendência que ainda permanece, mas apresentando melhor entendimento sobre, é com relação, mesmo, às referências. Mas como disse, estudei, assisti tantas e tantas vezes que depois do seu toque, alguns acertos surgiram, embora ainda não perfeitos.
    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Daniel, boa tarde,

    Olha, cara, tenha, fé, viu? Tenha fé, pois já consegui entender mais alguma coisas. Pensei que meu erro estava na configuração de unidades métricas. Mas não é nada disso! Já consegui me entender com a imgaem, a aplicação da imagem, utilizando o Material Editor e, por sua vez, o processo de desenho (contorno da referência) com a Line.

    Pode rir, sim! Eu aceito. Sou assim mesmo, porém estou entendendo, aos passos de cágado, mas gradativamente compreendendo.

    Acho que agora vai, Daniel.

    Desculpe a torração de bag.
    Vou estudar mais, pois daqui a pouco quero ver Itália x Espanha. Estou entre a cruz e a espada, pois adoro italiano, mas também amo a Espanha; ambas, por razões artísticas e musicais. Além de adorar italiano e... por razões óbvias, rs.
    Um abençoado domingo para você e sua casa.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Daniel, boa noite,

    Esqueci de lhe dizer...

    A meneira como você trabalha a Line, para em seguida aplicar o modificador Lathe, é muito melhor do que a forma que eu aprendi. Além de ser um modo ou modelo mais fácil, nos faz compreender - antes do efeito! - o objetivo deste modificador.

    Vamos ver se amanhã eu te envio o estudo pronto.

    O problema maior que estava tendo, não era com a modelagem em si, mas, como disse, como o uso, aplicação da referência, mas acho que fui bem perseverante e avancei bastante nestes dois dias, Daniel.

    Vamos ver, agora, se o que eu imaginei mentalmente, ficará legal neste projeto do jarro.
    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Daniel, boa noite.

    Acabei de apagar todo o projeto, depois de ter conseguido fazer um efeito que queria na modelagem. Motivo: a malha da jarra está oca, entende? Ela apresenta duas camadas, em vez de um objeto sólido. Pior que eu sei fazer isso, mas acho que estou tão irritado, já há horas na frente do monitor que não consigo mais nada. Estou tentando corrigir, mas não estou conseguindo!!!!!

    Já consegui resolver a questão da malha oca. Tudo bem. Não estou conseguindo deixar o fundo, interno e externo, perfeito, tapando o orifício criado pelo Axix do modificador Lathe. Estou dando um passo pra frente e outro pra trás ao mesmo tempo. Saco!

    Me desculpe a amolação, Daniel. Acho que vou jantar e descansar a cabeça. P...................... da vida!

    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Daniel, já compreendi que a questão do buraco, caso não seja vedado pelo painel, ele pode ser editado através do próprio Vertex. Se me desculpe, pois fiquei muito chateado, pois já estava tudo pronto, aí percebi o problema da malha, que logo resolvi, mas surgiu um problema que não tinha antes, o deste buraco relacionado ao Axis. Bem, já sei que o erro está aí. Tô muito cansado e vou resolver e concluir amanhã.
    Muito obrigado pela atenção e me desculpe pela constante solicitação.
    Abração e uma excelente semana para você, Daniel!!!!!

    Bagli

    ResponderExcluir
  11. Daniel, boa tarde,

    Só pra te dizer que consegui detectar o erro - um único erro! - ou... onde eu estava desatento. Já está dando tudo certo, agora só tenho que concluir o projeto. Depois eu te digo "onde" estava o meu erro.

    Cara, estudei, observei e me concentrei nisso até a saturação!Cheguei a ficar exausto, mas sei que devemos relaxar um pouco, para, como se diz, baixar a poeira. Já estava super desestimualdo e quase entregando os pontos, porém me detive bem até que percebi a falha no projeto e o que esta gerando erros na malha e, por sua vez, nas operações booleanas.

    Agora, tá tranquilo. Vou ver se conseguo te enviar ainda hoje, não prometo, pois só estarei em casa quase à noite.

    Acho que você já deve ter passado cada uma quando começou, né?

    Que aprendizado, Daniel. Ufa!

    Um excelente e abençoado dia.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  12. Daniel, boa noite,

    Acabei de postar no teu Face, a conclusão do "estudo_jarro".

    Sabe onde eu estava errando e nem notava?!!! O Max estava me dizendo, e eu não notava, que deveria fazer a "ProBoolean", mesmo usando um objeto que para mim era simples, mas cujo cálculo, provavelmente era algo bem complexo. Este foi o motivo de eu ter errado inúmeras vezes na hora de aplicara a subtração booleana. Só isso, somente isso, Daniel. Portanto, a modelagem NÃO ESTAVA ERRADA! O furo era no tipo de operação boolena que deveria ser aplicada.

    Como você sempre diz, criem, usem o conteúdo da lição para criarem. Portanto, procurei usar os ensinamentos desta microaula, junto com o que você já bateu - e muito! - a respeito de Spline-Line, juntamente com o modificador Extrude.

    Sei que nada tá perfeito, porque eu peco muito, ainda!, no render de cena e iluminação - que eu considero fraquíssimo! Mas é isso que eu posso oferecer no momento.

    Como você mesmo pode ver, eu procurei substituir, a título de "mais exercício", os cilindros por imagens, como a logo do Batman e esta imagem halloween que estilizei e pus ao meu modo, para não ficar igual ao bicho by EUA.

    Peço mil perdões, ainda, pelas inúmeras mensagens, mas foi tudo desabafo, rssssssssssssssssss. Eu estava putíssimo da vida por não conseguir avançar em nada. Mas fico feliz de ter conseguido solucionar tudo sem ter que recorrer a você, não por orgulho, mas prefiro esgotar os meus parcos conhecimentos e persistir até encontrar uma solução. Deu certo! Sabe, irmão, que você é o grande incentivo e exemplo para fazer isso, né?

    Tive muita dificuldade, por falta de hábito, de trabalhar com a Line na criação das figuras. Você, com toda esta experiência, tem um domínio super legal dela. Eu pensei que fosse como a "pen" do "Illustrator", cuja maleabilidade e edição é muito mais fácil e imediata. Acho que é uma pura questão de exercitar mais, porém acho que foi até acima das espectativas, levando-se em conta a estranheza que senti ao trabalhar com a Line do Max.

    Bem, cara, vamos para outro estudo!

    Uma grande lição esta microaula. Quem disser que um tema simples demais e elementar, tá falando asneira.

    MEUS SINCEROS CUMPRIMENTOS POR ESTA GRANDE MICROAULA!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...