Tutorial - Modelando shapes com a ferramenta Loft - 3ds Max



Olá amigos do site Gfx Total, vamos aproveitar o embalo dos últimos tutoriais lançados sobre  ensinando formas de modelagem utilizando shapes e aprender mais sobre este tema tão importante.

Hoje iremos entender um pouco sobre Loft, uma ferramenta muito usada em criação objetos complexos, principalmente em maquete eletrônica. Infelizmente o tempo do tutorial é curto e não dá para mostrar todas as configurações, mas vamos revisar as partes mais importantes.


Leia a descrição completa abaixo ou vá direto ao vídeo

Com esta ferramenta podemos criar livremente qualquer objeto desde que tenhamos criatividade e visão de modelagem.

E o que é visão de modelagem?
Quando estamos andando na rua, vendo televisão, estudando 3ds Max no site Gfx Total rsrsr, vemos diversos objetos mas não nos damos conta de que estes objetos ou coisas que vimos, seria um possível modelo 3D.

Por exemplo: Um simples lápis.

Ao olhar para esta imagem, será que conseguiremos ver a forma mais correta e rápida de se modelar?

Uma cortina comum.

Será que ao olhar-mos para esta cortina da imagem abaixo conseguiríamos modelar a mesma?

Depois de estudarem este tutorial, verão que sim, podemos modelar não só estes mas centenas de outros objetos desde que usemos o raciocínio lógico da modelagem.


Clique para ampliar as imagens
Vamos entender:
Onde encontrar e habilitar?
O que é Get Path?
O que é Get Shape?
O que é Move, cópia e instance?
Como configurar o shape criado?
Como adicionar mais seguimentos a malha?


Vale lembrar que isto não é nem 5% da capacidade desta ferramenta e só com muita dedicação e esforço conseguiremos dominar todo o 3ds Max. Espero que gostem desta pequena contribuição e até o próximo tutorial no site Gfx Total; o ponto de encontro do designer gráfico.







Vídeo Tutorial



Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 comentários:

  1. Daniel sinceramente voce e o cara.. Seus tutorias são de mais, e o melhor voce nao cansa de assitir, sua didatica é excelente. Agora sim posso dizer que vou aprender 3ds max... Seus tutoriais são 10.. Mais daniel a pergunta é o seguinte andei observando que neste mês de março voce dedicou muito a questao de modelagem dentro do 3ds max, queria saber se no proximo mes ou seja abril voce adora uma nova sequencia de tutorias abordando outros assuntos, como renderização, animação, ou outra area... essa é minha pergunta desde ja agradeço a sua grande comtribuição. abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Silvio tutoriais, sim estou tentando tirar o máxino de dúvidas sobre modelagem para então avançar, sempre que posto um tutorial difícil, surgem muitas dúvidas nos leitores o que gera muito email e tenho que ficar retornando nos mesmo assuntos. Por isto vou fazer seguências, por exemplo, se alguém me perguntar alguma coisa sobre nodelagem com splines eu passo o link do tutorial. A próxima seguência é sobre mapeamento de objetos, depois texturização e por ultimo renderização. Esta é a seguência de criação. Obrigado por acompanhar o nosso site. Obrigado e até mais...

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa noite,

    Fiquei super feliz em ver esta microaula, sabia? Por quê? Estou há uns três dias estudando "somente" esta ferramenta de modelagem. Portanto, meu entendimento deste seu tutorial ficou muito melhor após este dias de dedicação - errando bastante, mas hoje já estou utilizando-o muito melhor.

    Esteja certo que foi e continua sendo extremamente útil ver sua exposição, porque só me trás mais esclarecimento e constante ajuda no aprendizado.

    Poxa, Daniel, valeu mesmo!!!!!

    Agora estou ingressando na parte de "pro-booleanos".

    SUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPER PARABÉNS!!!!! Vou replicar no meu Face.
    Excelente final de semana,

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Este teu texto introdutório, também está ótimo, Daniel. Já postei no meu Face. MUITO OBRIGADO!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Bagli, vc tem sido minha motivação, fico imensamente satisfeito sabendo que em algum lugar, pude indiretamente ou diretamente ajudar alguém retribuindo da mesma forma que já fui ajudado. Um grande abraço e sucesso pra tu meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. grande professor daniel mais uma vez um grande tutorial.. ta sempre de parabéns pelas sua aulas.um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado amigo Vetorbr, estou muito contente com a sua participação ativa. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
  8. Daniel, boa noite,

    Cara, uma sugestão de tutorial para você, logo que lhe for possível.
    Estou estudando o 3ds Max, como você sabe. Fui fazer uma taça, utilizando a ferramenta "Lathe". Já estou fazendo rapidinho, Daniel. Mas me veio o seguinte.

    Me deu vontade de fazer uma taça, calice ou garrafa, porém, multifacetada, entende? Tipo jóia esculpida, mas estou meio perdido de como fazer. Já estou utilizando, também sem maiores problemas, a "Loft" e a "Bevel". Estou precisando apenas de um... "empurão técnico e ditático" para esta criação.

    É possível você atender este pedido, Daniel? Sei que é uma construção simples, mas que serve de exemplo, sei disso!, para estudos e criações complexas no futuro, à medida que for avançando nos estudos.
    Aguardo seu retorno.
    Grande abraço e muito obrigado.

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Sim Balgli, compreendo, na hora de criarmos qualquer objeto temos que tentar enxegar o final, até ai sei que vc entende, agora para se chegar a tal final também temos que nos preocupar com os meios, certo? Então, vc terá que definir primeiro como serão as facetas a serem criadas, depois de criar o lathe, configure as divisões, por exemplo "facetas quadradas" que poderão extrair bevels quadrados mas é muito relativo, se quiser me mande uma imagem de referência que te mostro a forma mais simples de se criar. Estou neste momento criando mais alguns assuntos, qualquer coisa estarei a disposição. Abraços. Veja esta imagem: http://2.bp.blogspot.com/-SEhdWa82Yws/T3DhMDHp2QI/AAAAAAAAAkE/hCIAQelnWU4/s1600/BAGLI.jpg

    ResponderExcluir
  10. Daniel, muito obrigado pela sua atenção ao meu pedido. Sei que você é super ocupado, mas você saber ser super sintético e explicar - quase que pilular!
    Sim, você tem toda razão! Na minha cabeça eu vejo ele direitinho - rs...
    Vou tentar te enviar uma imagem que fiz. É tipo um cálice meio graal, bem simplesm, mesmo. Mas gostaria de começar torná-lo mas trabalhado e... lapidado; portanto, modelado.

    O cálice pode ser divido, de uma maneira simples, em quatro partes: copa, haste, um detalhe ou não após esta e, finalmente, a base. Mas eu penso em fazer a haste de um jeito, a copa de outro. Quero dizer: modelar cada com uma superfície diferente. A haste quadrática, com base circular e a copa com detalhes quadráticos e até circulares. Gostei muito da sua sugestão na borda! Tinha até pensado, mas terminei esquecendo.
    Este é o arquivo:

    http://www.4shared.com/file/5ZrT5fol/file.html

    Vou tentar ir verificando, com as orientações dadas.
    MUITÍSSIMO OBRIGADO!!!!!
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  11. Daniel, eu até melhorei bastante o design, mas ainda não avancei, mesmo, na modelagem. Está bem um estilo "graal". Tá bonito, mas deve ser aperfeiçoado.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Daniel, este é o design final, a forma que me agradou, embora eu não tenha conseguido fazer aquele detalhe na borda da copa, na boca da taça.

    http://www.4shared.com/file/T3AL5Kl7/file.html

    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  13. MAUITO BOM, AQUI TEM AS MELHORES AULAS XD,OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Daniel, adoro seus tutoriais! Você seria um ótimo professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado parceiro Denis.
      Abraço e ótimos estudos...

      Att:
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...