Tutorial - Modelando e texturizando pilhas comuns utilizando shapes e UVWmap no 3Ds Max




Olá amigos do site GFX Total, é com um imenso prazer que venho trazendo mais uma colaboração na bagagem, iremos tratar sobre um assunto muito citado em softwares 3D, (Criação e utilização de shapes).
Vamos fazer um breve tour sobre assuntos mais comuns na utilização destas linhas de extrema importância na modelagem de vários objetos 3D.

Um breve introdução sobre shapes e suas funcionalidades na criação de objetos 3D, texturização utilizando um modificador que agiliza o processo em muitos casos e de quebra uma iluminação e  renderização com o render padrão do 3Ds Max, veja o resultado final do tutorial:

  
Logicamente este tutorial aborda um objeto simples (pilha), mas que de acordo com a criatividade de cada futuro Designer Gráfico, podem-se elaborar infinitos modelos e formas de aplicação.

Situação:
  • Imaginemos um corpo convencional, visto de frente.
  • Agora imaginamos apenas a metade de sua circunferência.
  • Criamos uma linha em torno de toda circunferência imaginada anteriormente.
Seria mais ou menos este resultado:

 Vejam outros formatos em que pode se aplicar o mesmo exemplo de modelagem:

Esta é o forma básica de raciocínio sobre objetos, a partir deste linha de pensamento, surgem novas possibilidades que ficaram para o dever de casa, criem vários objetos que estão a volta, desta forma iram fixar e obter mais domínio sobre os shapes.

Download dos arquivos utilizados neste tutorial

Vídeo tutorial


  
Espero que todos tenham uma ótima semana e até o nosso próximo encontro aqui no GFX Total.
Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

16 comentários:

  1. Show de bola cara. Inclusive tenho uma avaliação de 3ds max semana que vem justamente apenas sobre splines, xD. Ajudando como sempre com um excelente trabalho. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. ola professormais mais uma vez arrebentando no tutorial ficou dez obrigado mais uma vez..vou abusar mais um vez
    essas pergunta e porque sou iniciante no 3d max gostaria de saber se com a spine posso modelar essas imagens dessa tampa e esse tenis ou sandalia, havaiana .

    http://www.mundodasdicas.net/wp-content/uploads/2011/01/T%C3%AAnis-nike-shox-Masculino..jpg

    http://www.decathlon.com.br/products-pictures/250/gd-asset_15612424.jpg
    http://www.zonasulatende.com.br/ImgProdutos/430_430/19810.jpg

    ResponderExcluir
  3. Bom dia vetorbr, com as Splines podemos modelar partes do tênis como por exemplo o cadarço do tênis e também o solado do chinelo, o spray é quase todo modelado com Splines, estou esperando sobrar um tempo para desenvolver mais tutoriais com este assunto, vou ver se da pra fazer estes modelos, estou devendo alguns modelos que já foram pedidos, mas vou me esforçar pra te ajudar. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Daniel, fiquem com uma simples duvida neste tutorial, a duvida é a seguinte, no tutorial quando você esta fazendo o corpo da pilha, ai você fez a primeira curva do corpo da pilha e desceu a câmera, como você fez isso sem "soltar" o Line ? porque tipo eu tava fazendo a curva ai segurei o botão do meio do Mouse para descer a câmera, ai tipo "Soltou" o Line,como se eu tivesse apertado o botão direito do mouse.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia parcero Lucas, é só clicar o botão "i" do teclado que a câmera acompanha o mouse sem precisar parar a criação da line.
    Abraços parceiro.

    ResponderExcluir
  6. Daniel, boa noite,

    Tudo bem? Estive meio sumido, pois fiquei super garrado com coisas daqui de casa, coisas de família que estamos resolvendo.

    Como te hábito, volto para o princípio, de modo a fortalecer estes fundamentos na minha vivência e prática na modelagem do 3ds Max. Logo, da introdução à animação para a pilha, rs.

    Vou começar amanhã a fazer este estudo de modelagem de uma pilha, com aplicação de textura na mesma.

    Vou tentar fazer uma pilha só um pouquinho diferente - vou tentar, não garanto, tá?

    Mas já te adianto que há coisas fantásticas que você adianta nesta microaula que - como tanta outras - já valem por si só. Depois eu comento. Já assisti o tutorial completo umas três vezes e achei demais. Vou replicar no meu Face. Logo que concluir, te mostro para avaliação.

    MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS POR ESTA EXCELENTE MICROAULA, Daniel.

    Um excelente final de semana, irmão!
    abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Daniel, bom dia,

    Não é uma grande dúvida, é uma pequena questão.

    Se eu quiser aplicar uma outra textura, sendo um pouco mais larga e mais alta (não muito), você acha que eu deve modelar tudo e dimensionar, igualmente no final (Scale), os três objetos? A saber: corpo, tampa superior e inferior.

    Seria, portanto, uma pilha grande, daquelas mais robustas, sabe? O rótulo que quero aplicar, portanto, é maior em comprimento do que este que você nos oferece. Deu pra entender? Não quero errar, porque vai ficar engraçado.

    Legal você ter gostado do workshop de desenho.

    Ah..., já baixei o todo o "Masters Of Russian Animation (1962-1991) 4 DVDs". Logo que der, envio para você, pois é uma material de animação de um outro mundo, uma outra cultura que vale a pena ter como registro artístico e histórico.

    Grande abraço, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Quis, dizer, também, Daniel: Redimensionar no final, e somente após isso aplicar a textura, como indicado na microaula. Vou pensar um pouco aqui do meu lado, pois estou um pouco indeciso e meio confuso quanto às dimensões, pois, como disse, a textura é um pouco mais longa no comprimento e na altura.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Daniel, me desculpe, é que esqueci de dizer a dimensão... 1280x706 pixels. Eu só não testo agora porque tenho que sair para fazer compras, mas quando voltar, vou tentar realizar sem ver a sua resposta, ok? Primeiro vou fazer, somente depois que chegar a alguma conclusão é que vou ler sua dica. Aguarde.

    Me desculpe a torração! rs.

    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Sim Bagli, é bem comun este questionamento, tudo que deves fazer e renderizar o mapeamento "UVWmapping" na dimensão que desejar e aplicar ao objeto. Resumindo sua última frase, o ideal é testar de várias formas até obter a lógica e a alquimia do negócio.
    Abraços amigão e ótimos estudos.

    ResponderExcluir
  11. Teria imagem de outra marca de pilha sem ser essa?

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucas, não temos pois criei esta para usar de exemplo, qual marca que vc quer, dependendo eu faço ela e te mando por email.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  13. Otimo video, com esses tutoriais da pra tirar muitas duvidas, estou com dificuldade e aplicar a imagem de referencia da pilha pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo Vanderlei, seja bem vindo, já enviei a resposta pelo email.
    Obrigado por participar comentando seu aprendizado, isto é muito importante para nós.

    Muito obrigado e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. DAniel eu tenho uma duvia, ao aplicar o UVW MAP, qaundo alteramos o a imagem do mapa no photoshop, ela ja se aplica automatico no 3ds max.

    ResponderExcluir
  16. Exatamente Robson, só salvar no Photoshop (CTRL+S) que atualiza dentro do 3Ds Max.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...