Tutorial - Criando objetos com operações booleanas no 3Ds Max



Olá amigos(as) do site GFX Total, hoje vamos abordar um assunto pouco discutido em tutoriais convencionais, entender um pouco sobre operações Booleanas para facilitar o processo de modelagem de certos objetos. Devo lembrar que esta função é usada em último caso, estas operações dificultam ou até impossibilitam o mapeamento e a animação do objeto.
Quando temos que criar manualmente algo que seja quase impossível, utilizamos as operações booleanas, para extrair malhas de objetos 3D.
Operação booleana em formato de conjunto de elementos


Esta operação não é indicada para objetos que NÃO receberão animação visto que será criado um número excedente de Vertex na malha, que será mostrado no tutorial, isto dificultará o rig que é o processo de animação por modificadores e também o mapeamento para aplicação de texturas.

OBJETO CRIADO A PARTIR DE UMA OPERAÇÃO BOOLEANA



Falando em termos simples, a pele do objeto não terá ligações entre os pontos de vertex, acarretando em torções indevidas na malha, por exemplo: O braço de um personagem, mas não vamos atentar aos detalhes, faremos este processo em futuros tutoriais.

É uma contribuição simples, mas acredito que venha a somar nos conhecimentos, espero que tenha ajudado mais uma vez.



Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Realmente tá muito bom e bastante esclarecedor. Você foi muito acertivo, ao lembrar os tempos (malditos!) do colégio, onde nos era ensinado a teoria dos conjuntos, com suas operações básicas que você já citou muito bem. Os exemplos estão ótimos, também, Daniel.
    Como disse, caiu como uma uma luva, pois acabei de terminar, em parte, este capítulo sobre splines, operações booleanas e outras mais.
    Você deve estar de saco cheio, mas não tenho outra forma de falar: SUPER PARABÉNS! Altamente esclarecedor, tanto o texto quanto o vídeo.
    Abração,

    Bagli

    P.S.: Lembra, Daniel, que foi você que me recomendou estudar os dois, o 3Ds Max e o Maya, e depois fazer a avaliação por mim mesmo? Estou seguindo sua orientação à risca. Muito obrigado, pois estou levando sozinho, sem curso, somente com tutorial e suas imprescindíveis microaulas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Vlw Bagli, tem mais um parte para ser divulgada aqui no GFX, estou só finalizando os detalhes. Um grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa tarde,

    Como tinha lhe dito, fiquei de te dar um retorno do meu estudo, depois que decidi fazer tudo sozinho, pois saí do curso.

    Seguindo tua sugestão, passei a ir fundo no 3ds Max. Após toda introdução, acabei de concluir toda a parte lecionada de Objetos 2D Splines: Splines 2D I, I e III; Operações booleanas com splines; Extrusões de splines 2D I, II e III; Revoluções de splines 2D com Lathe. Em todos estes módulos foram dados exemplos e estudos que dão muita margem para "brincar" e, principalmente, ir testando o processo de ambientação.

    Estou iniciando, hoje, o capítulo dedicado a Objetos 3D (geometrias básicas e complexas).

    Primera avaliação que faço, assistindo os seus tutoriais: Dá pra entender absolutamente tudo, Daniel. Lógico que não tenho a sua prática, experiência e, portante, "maestria"; no entanto, a linguagem e toda manipulação já ficou inteligível.

    Todas dúvidas que tive, consegui matar sozinho. Mas ainda há muuuuuuuuuuuito, mas muito o que aprender; sei disso.

    Te agradeço, pois, pelos papos e incentivos, além das excelentes e sempre importantes microaulas que chegam a todos nós através dos seus excelentes tutoriais.

    Logo que concluir esta nova etapa ou capítulo, te dou outro retorno, tudo bem?
    Muito obrigado, pois agora estou sem professor, mas o progresso está sendo mais visível do que antes.
    Abração,

    Bagli

    P.S.: Depois vou estudar o tutorial da pilha. Vi ele ontem, mas somente como espectador. Quero estudar ele. Logo que estudá-lo, te dou um comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...